"A personalidade de NATURE"

"A personalidade de NATURE"

Conheci a Maria Ana Marques como cliente, uns meses depois chega até mim através de amigos em comum com um projecto lindo, o Behind the Scenes! Tenho acompanhado o seu trabalho com muito carinho, pois sei que é feito igualmente com muito empenho e amor. Adoro a forma como aborda os temas e por isso convidei a equipa a fazer parte do nosso dia de produção da campanha NATURE. Foi um prazer e aqui está o resultado com uma pequena entrevista que lhes dei.
Espero que gostem

Q & A

Entrevista por Maria Ana Marques

Fomos ter com a Patrícia Gouveia, fundadora da Be You, Be Beautiful, marca de roupa portuguesa que lança este ano a sua terceira coleção para mulheres.

A conversa teve lugar na Praia da Cornélia, onde estava a ser produzida a campanha de verão para este ano. A Nature, nome da nova coleção, teve como alicerces a produção de peças com padrões e tecidos meticulosamente selecionados, com proporções curiosas e cortes ponderados, o que faz com que qualquer um dos vestidos, camisas, calções, seja especial e ideal para qualquer altura do dia.

Com o nervosismo natural de quem se prepara para uma nova etapa e apesar de esta não ser a primeira vez que produz uma campanha, a Patrícia conta-nos que sente que está sempre a recomeçar, a fazer algo de diferente pela primeira vez. “A vida é uma aprendizagem e nunca devemos dar nada por garantido. É com humildade que vou dando pequenos passos e que vou aprendendo qual o melhor caminho a seguir, tanto na minha vida profissional como pessoal.”

Depois dos locais escolhidos, da maquilhagem feita, das modelos preparadas, do fotógrafo disparar o seu primeiro clique e do filmmaker começar a captar a história desta nova coleção, uma coisa é certa, a Patrícia está pronta para continuar a recomeçar.

LER REPORTAGEM COMPLETA

1. Como surgiu a paixão pela moda? 
Vem de sempre. Em pequena já idealizava e desenhava peças para as bonecas e para mim própria e pedia à minha mãe que as costurasse. Mas nunca considerei poder ser a minha profissão, fazia-o unicamente por prazer.

2. Quais são as tuas principais inspirações? 
Inspiro-me muito nas pessoas e na própria Natureza. Adoro o estilo que se vive nas zonas do Mundo que têm praia e onde se consegue criar a fusão perfeita entre praia e cidade.

3. Como surgiu a Be You, Be Beautiful e de que forma tornaste esta marca real? 
Começou por ser um hobby após ficar desempregada. Tinha um blog onde partilhava textos e algumas imagens de tendências e aproveitei alguns seguidores, para começar a introduzir umas peças de bijutaria e acessórios que fazia. A partir daí e por incentivo de pessoas próximas percebi que poderia criar o meu negócio… Tinha aberto um caminho e resolvi explorá-lo.

4. Como é um dia típico da Patrícia? 
Acordo perto das 8h e tenho geralmente dois tipos de dia. Os que vou para o showroom que abre às 11h e fecha às 19h, onde recebo as clientes através de um atendimento personalizado que nos caracteriza. Nas horas mais tranquilas aproveito para responder a emails, fazer a gestão de pedidos online, a gestão da comunicação e a relação da marca com o mercado. Depois tenho os dias das idas ao atelier para acompanhar de perto a produção das peças, a procura de novos fornecedores, clientes e parceiros. Por outro lado, faço questão de jantar sempre com o meu marido e pelo menos uma vez por semana, almoço com os meus pais. Dou muito valor á família e tenho a perfeita consciência de que é o amor deles que está por detrás de tudo isto.

5. Porquê o nome de Nature para esta coleção? 
A Nature surgiu porque tenho uma enorme ligação com a Natureza. As peças foram pensadas para ter o movimento das ondas e das nuvens, as cores do céu, do mar, do pôr do sol fogo e dos verdes das árvores.

6. Esta é a terceira coleção, a primeira foi precisamente há um ano e foi um sucesso. Como tem sido o crescimento e como é lidar com as expectativas das clientes? 
A 1ª coleção foi tão emocionante como esta, é sempre uma expectativa enorme, uma ansiedade enorme para que tudo corra bem, mas realmente na 1ª estava muito mais tranquila, porque não tinha termos de comparação. Tudo o que fizesse ia ser a base para melhorar sempre e a expectativa que se cria nas clientes e a pressão que acabo por colocar em mim, torna-se pesada, porque não quero falhar e quero surpreender, quero que as pessoas gostem tanto como eu. Fico bastante nervosa, mas acho que todos os processos criativos funcionam muito melhor quando não há expectativa, quando existe uma liberdade quase total. A pressão muitas vezes pode tornar-se nossa inimiga, mas vamos aprendendo a lidar com ela e a doseá-la.

7. Quais têm sido os maiores desafios? 
Conseguir os melhores fornecedores, encontrar materiais que nos diferenciem e que sejam feitos em Portugal. Conseguir um equilíbrio qualidade/preço, de forma a satisfazer o nosso público alvo. O mais difícil é disponibilizar as nossas peças a um preço que seja competitivo para este tipo de mercado. Fazer um negócio deste género, com esta tipologia de peças, desde os materiais, acabamentos, número reduzido de peças e todos os custos operacionais relacionados, custa muito dinheiro e dá muito trabalho e por vezes é difícil passar essa informação e descolar este género de marcas pequenas das grandes marcas.

8. Como te imaginas daqui a 10 anos? 
Melhor do que agora seguramente. Com uma visão mais madura e relaxada perante tudo isto e mais virada para a família que nessa altura possivelmente estará mais completa.

9. Qual o teu conceito de sucesso? 
Acordar todos os dias com ânimo para começar um novo dia de trabalho. Não penso muito no sucesso, aliás, acredito que é esse o maior segredo para o atingir. Não há nada que nos deixe mais completos e realizados do que fazermos o melhor todos os dias.

10. Numa frase, como descreverias a Be You, Be Beautiful, junto dos outros.
É difícil descrever a BYOU numa só frase. Mas a essência da marca é inspirar as mulheres a sentirem-se bonitas na sua pele, confortáveis com a perfeição das suas imperfeições.

 

http://www.behindthescenes.pt/b-fashion/byoubb/

 

Voltar para o blogue

Deixe um comentário